terça-feira, 19 de maio de 2015

Depressão...




"A depressão é uma doença somente dos nossos tempos?"
Talvez esta seja uma das perguntas mais frequentes que chegam até meu consultório.
A resposta é:
Não!

A depressão é uma doença tão antiga quanto o homem. Se percorrermos as páginas da história, encontraremos, em todas as épocas, pessoas importantes ou anônimas,  que passaram pelo estágio da depressão.
Onde  a tristeza profunda e a dúvida eram latentes e demasiadamente presentes na vida das pessoas.
Jó, um dos tantos personagens bíblicos, é um dos exemplos mais clássicos que podemos citar. Possuindo esposa, filhos, empregados e abundância, bem como amigos e respeitabilidade, e muitos bens materiais, como bois, jumentos e ovelhas, Jó, em determinada quadra de sua existência, perdeu-se praticamente em todos os aspectos...

Sentiu-se abandonado e desprotegido, acreditando fielmente que Deus o havia esquecido... Tamanhas foram suas provações que nada mais seria provável, a não ser sua morte.

Mais que perdido, o que lamentavelmente conclui-se uma das causas da depressão, Jó ainda enfrentou adversidades, enfermidades e incontáveis aflições. Conta a história, que ele tendo resistido por certo período, terminou por abater-se caindo em profunda depressão, maldiçoando a vida, e desejando inúmeras vezes a morte, conduta esta, como podemos observar, muito comum entre as pessoas que desenvolvem indícios depressivos.
No CapítuloTrês, Versículos 20 a 22, Jó chega a exclamar: " Por que se dá a luz ao miserável, e vida aos amargurados de ânimo, que esperam a morte, e ela não vem...e cavam em procura dela mais do que de tesouros ocultos, que de alegria saltam, e exultam, achando a sepultura?"

Porém, mais forte que se pode tomar, Deus, atendeu a todas as suas súplicas, seu louvor chegou aos céus, suas palavras foram ouvidas e Deus em sua infinita bondade fez com que Jó, prosperasse abundantemente, até o fim dos teus dias.


A força interior existente em Jó, restaurada através das orações, e a ajuda de tantos amigos que vieram a seu encontro, fizeram com que Jó, retomasse seus propósitos, resgatasse sua fé e acreditasse que SIM, ele era capaz de superar tamanhos obstáculos que se opuseram diante dele.

Sendo uma doença de todos os tempos, a depressão está presente nos dias atuais, podendo-se afirmar que são muitos os depressivos célebres e somam-se aos milhões, os doentes que vivem no anonimato. São tantos os depressivos nos tempos atuais, que chegamos ao ponto de dizer que:

 " A Depressão é a doença do século" 

Para romper com esta " realidade", "criada" por nós mesmos, é preciso muita força de vontade, somada  a  determinação de primeiramente, assumir seu estágio depressivo, identificar sua fragilidade e procurar ajuda.
Felizmente hoje em dia estamos munidos de muitos profissionais competentes, que trabalham atuando dentro desta particularidade com  absoluta responsabilidade e dedicação, auxiliando de forma acertiva, e contribuindo para que seu paciente enfrente este estágio com força, e muita fé.

 Ajude-se! Encontre-se! Lute! Tenha certeza que você será capaz de superar tudo aquilo que se opor a você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário