segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A força das palavras

                                                      

Você já pensou sobre a força das palavras? Na força que elas carregam, como mudam de sentido de acordo com nosso tom de voz?
Rose ( Eternessências) escreveu o seguinte :

"Ultimamente tenho refletido sobre a PALAVRA : seu poder de revelar, suas armadilhas, o cuidado que ela requer em seu uso, sua função de ponte, embora , tantas vezes nos sirvamos dela, erroneamente , para criar argumentos falsos, deturpar sentidos e produzir descaminhos...
A palavra é uma força que, quando emitida, tem trajetória certa. Saber usá-la é um exercício; requer prudência e sabedoria. "


Palavras podem impressionar mais que fatos.
A palavra faz parte da nossa essência: com ela, nos acercamos do outro, nos entregamos ou nos negamos, apaziguamos, ferimos e matamos. Com a palavra, seduzimos num texto, com a palavra, liquidamos – negócios, amores, amizades...
Quando penso na força das palavras, lembro sempre do texto de Cecília no "Romanceiro da Inconfidência":

"Ai, palavras, ai, palavras,
que estranha potência, a vossa!
todo o sentido da vida
principia à vossa porta;
o mel do amor cristaliza
seu perfume em vossa rosa;
sois o sonho e sois a audácia,
calúnia, fúria, derrota...


A liberdade das almas,
ai! com letras se elabora...
e dos venenos humanos
sois a mais fina retorta:
frágil, frágil como o vidro
e mais que o aço poderosa!
reis, impérios, povos, tempos,
pelo vosso impulso rodam...


Ai, palavras, ai, palavras,
que estranha potência, a vossa!
éreis um sopro na aragem...
Sois um homem que se enforca!"


Pessoalmente,  busco refletir bastante antes de falar, preferindo silenciar se percebo que não será útil o que iria ser dito ou não será compreendido ou, ainda, se vai ser mera justificativa.
Tente expressar a sua verdade mais pelos atos, principalmente em relação aos sentimentos.
Há uma frase de Chico Xavier (embora eu não leie muito suas obras,mas admiro demais sua devoção), que eu gostaria de partihar com vocês que diz: "Viver é sempre dizer aos outros que eles são importantes, que nós os amamos, porque um dia eles se vão e ficamos com a nítida impressão de que não os amamos o suficiente."

                                               

Pense comigo: Espero sempre conseguir expressar o amor que existe dentro de mim em relação á absolutamente tudo que me cerca, também devo expressar o amor para com os meus irmãos e para a vida e tudo que a envolva, seja de que forma for, por palavras, por gestos ou num simples olhar.

                                                 

Quando você gostar de alguém, ou de alguma coisa, será de verdade, sem rodeios, disfarces ou qualquer coisa deste tipo, você gosta e ponto. E vibra, chora, participa, se dedica, se faz presente, (da maneira que lhe é possível), se entrego e espera em troca apenas que esta pessoa sinta que verdadeiramente é para ela, sem uma simples CONDIÇÃO .

                                               

Muitas vezes gostaríamos de poder fazer mais pelas pessoas que pra nós são importantes, mas neste momento, procure fazer tudo o que está ao seu alcance e sendo assim, faça de dentro do seu coração, com todo seu amor , e quem o conhece de verdade, saberá exatamente sobre o que você está  dizendo.

                                             

Muito obrigada Senhor Jesus, por absolutamente tudo que me cerca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário